Loading

Agostinha Monteiro

O Autor

Agostinha Monteiro

é natural de Aguiar da Beira, mas fixou em 1996 a sua residência em Vila Nova de Gaia, em Portugal. É licenciada em Línguas Modernas, pela Universidade de Coimbra, e Mestre em Educação, pela Universidade do Minho.

É professora no ensino básico e secundário, formadora de professores, tradutora e intérprete.

Ao longo da sua carreira docente, já desempenhou vários cargos na área da Educação, tais como Orientadora de Estágio de Português, Professora Supervisora e classificadora do Exame Nacional de Português, Coordenadora de Projetos Erasmus+, Professora Bibliotecária, de entre outros.

Como cidadã, optou pela intervenção cívica e política, tendo desempenhado funções, durante 16 anos, na Assembleia Municipal da Câmara de Aguiar da Beira e na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Aguiar da Beira.

Dedica o seu tempo livre à escrita, tendo já publicado Contos Fabulásticos (edição trilingue) (2022), Dedilhando Poesia (2021), Contos de Esperança (2012), Lendas e Histórias de Aguiar da Beira (2011) e Aprender a Escrever, mecanismos de estruturação textual (2010) e participado em várias coletâneas em Portugal, no Brasil, na Argentina e em São Tomé e Príncipe. Pela sua produção literária, tem sido reconhecida com a atribuição de alguns prémios literários.

É Académica efetiva titular de cadeira nº 2-Portugal, da Academia Internacional da União Cultural, de Taubaté, São Paulo, Brasil.